top of page

Aquecedor solar

O assunto de hoje é o aquecedor solar, quem está fazendo obra tem a dúvida frequente sobre como funciona, se vale a pena ter etc.

Vamos conhecer mais sobre esse sistema e suas vantagens e desvantagens.

Como funcionam os aquecedores solares?

Como o próprio nome já diz, eles utilizam o calor do sol para esquentar a água que passa por "tubos", chamados de serpentinas, dentro da placa coletora. Depois que já está quente, a água se mantém na temperatura alta dentro de um reservatório.

A água quente que será usada em duchas, torneiras, banheiras ou outro local que precise de água quente sai desse reservatório. No caso das piscinas, existe uma bomba de recirculação que impulsiona a água até as placas coletoras, para que ela seja aquecida e retorne à piscina.

Partes que compõem o aquecedor:

 

Placas coletoras: Podem ser chamadas também de coletores solares. São fabricadas em aço inox ou cobre, dependendo do modelo, e é nelas que ocorre o aquecimento da água pelo sol. As placas de inox são usadas em locais mais frios, onde ocorre geada e neve que podem congelar a serpentina por onde passa a água. O inox impede que haja o rompimento delas em caso de congelamento.O número de coletores a ser usado numa instalação depende do tamanho do reservatório térmico, mas pode também variar de acordo com o nível de insolação de uma região ou até mesmo de acordo com as condições de instalação.

Reservatórios

Também chamados de boilers, é o local onde armazena-se a água que foi aquecida durante a passagem pelas placas coletoras. São fabricados em aço inox 304 ou 316, de 200l a 5000l, podendo ser de alta ou baixa pressão. Os reservatórios térmicos podem armazenar água até a temperatura de 90°C.

Esquema do sistema do aquecedor

 

Vantagens e desvantagens da energia solar Vantagens - As centrais necessitam de manutenção mínima. - A energia solar é excelente em lugares remotos ou de difícil acesso, pois sua instalação em pequena escala não obriga a enormes investimentos em linhas de transmissão. - A energia solar não polui durante sua produção. A poluição decorrente da fabricação dos equipamentos necessários para a construção dos painéis solares é totalmente controlável utilizando as formas de controles existentes atualmente. - Os painéis solares são a cada dia mais potentes e seu custo vem decaindo. Isso torna cada vez mais a energia solar uma solução economicamente viável. Desvantagens - Os preços são muito elevados em relação aos outros meios de energia. - As formas de armazenamento da energia solar são pouco eficientes quando comparadas, por exemplo, aos combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás), a energia hidroelétrica (água) e a biomassa (bagaço da cana ou bagaço da laranja). - Um painel solar consome uma quantidade enorme de energia para ser fabricado. A energia para a fabricação de um painel solar pode ser maior do que a energia gerada por ele. - Existe variação nas quantidades produzidas de acordo com a situação atmosférica (chuvas, neve). E durante a noite não existe produção alguma, o que obriga a existência de meios de armazenamento da energia produzida durante o dia em locais onde os painéis solares não estejam ligados à rede de transmissão de energia.

Instalação:

O aquecedor é facilmente instalado nas residências em construção para atender ao consumo de água quente nos banheiros e pia da cozinha. Para isto, basta que a hidráulica da residência esteja preparada com as tubulações de água fria e quente.

RECENT POSTS
SEARCH BY TAGS
Nenhum tag.
ARCHIVE
bottom of page